pandemia

Santa Maria se posiciona favorável à flexibilização da máscara

18.355

O uso de máscara pode ser flexibilizado. Esse é o posicionamento do Comitê Técnico Regional da Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro), ratificada em reunião realizada na manhã desta terça-feira. Por outro lado, a entidade não vê possibilidade legal da liberação do uso de máscara via decreto. Por isso, a Associação vai recomendar aos municípios da região que aguardem por uma definição do governo estadual. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), acompanhou a decisão.

População de Agudo abandona a máscara após desobrigação do uso

O posicionamento do comitê regional, sugerindo a flexibilização, foi enviado para o Gabinete de Crise do Estado. Caso o governo do Estado modifique o posicionamento e desobrigue a utilização da máscara, a tendência é de que a AM Centro siga a decisão.

Conforme o presidente da entidade, Matione Sonego (MDB), que também é prefeito de São João do Polêsine, o comitê recomenda a flexibilização para ambientes abertos e para crianças abaixo de sete anos. O posicionamento foi tomado com base nos indicadores relacionados à Covid em toda a região nas últimas semanas.

- A AM Centro assume essa posição, apoiando a decisão do comitê, que entende que é possível a flexibilização. Porém, não vamos sugerir aos municípios para que façam isso por meio de decreto, já que o atual sistema 3 As de monitoramento não dá essa possibilidade. Existe a questão técnica, que possibilita a flexibilização, mas a questão legal ainda inviabiliza - afirma Sonego.

De acordo com Sonego, a decisão pela flexibilização foi unânime. A mobilização na entidade em discutir o tema surgiu a partir de pedidos da população dos municípios.

- Surge um movimento grande da população solicitando que a gente tire essa obrigação. Estamos trabalhando na linha de não usar o termo flexibilizar. Mas em recomendar o uso de máscara - disse.

Governo do Estado estuda flexibilizar uso de máscara nos próximos dias

Ao menos dois municípios que integram a AM Centro já publicaram decretos que flexibilizam o uso da máscara: Agudo e Tupanciretã. O governo do Estado já estuda flexibilizar o uso de máscara em todo o Rio Grande do Sul. A decisão deve ser comunicada pelo Gabinete de Crise ainda nesta semana.

SANTA MARIA FAVORÁVEL A FLEXIBILIZAR

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), afirmou pelas redes sociais que acompanha o posicionamento da entidade regional e também é favorável à flexibilização do uso de máscara. Entretanto, o município não tomara medidas para liberação, como um decreto, por exemplo. A máscara segue obrigatória. Pozzobom viaja ainda hoje para Porto Alegre. O tema estará na pauta do prefeito, que pretende conversar com os técnicos em saúde do governo do Estado.

- É importante nos manifestarmos. Dizer por que concordamos com a flexibilização. Os números de contaminação, de vacinação, permitem que nesse momento a gente concorde. E é importante levar essa situação a Porto Alegre - disse, em entrevista à CDN.

Confira abaixo a publicação de Pozzobom:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Segundo dia de ação tem xxx

Próximo

Evento reunirá campeonatos de vôlei e basquete na Praça do Mallet

Geral